Em 24 de agosto de 2010, Katy Perry lançava o álbum “Teenage Dream”, um dos maiores discos da música pop. Contrariando a crítica na época, tanto os fãs quanto o grande público receberam o álbum muito bem, que as canções se mantém na boca do povo até hoje. Sucesso, aclamações, recordes complementam este disco que faz 12 anos hoje. Em comemoração ao aniversário de “Teenage Dream”, vamos relembrar um pouco sobre esse grande trabalho de Katy Perry.
O álbum
“Teenage Dream” estreou em primeiro lugar na principal parada de álbuns dos EUA, a Billboard 200. Precisou de apenas 239 mil unidades vendidas na primeira semana para o disco debutar no tão cobiçado número #1. Na semana seguinte, acumulou 281 mil cópias vendidas no país e permaneceu no topo novamente. O disco alcançou o topo de principais paradas de álbuns em 9 países, incluindo EUA e Reino Unido.
Atualmente, o álbum conta com mais de 23 milhões de cópias vendidas em todo o globo. Nos EUA, os números apontam para mais de 10 milhões de cópias vendidas, chegando a ter disco de diamante. “Teenage Dream” rendeu a Katy seis indicações ao Grammy, incluindo a categoria Álbum do Ano. O disco é o terceiro mais vendido por uma artista feminina no ano 2010’s, ficando atrás de ’21’ e ’25’ da cantora Adele.
Os singles
Em questão de singles, nem se fala. O álbum de Perry rendeu cinco singles número #1, consecutivamente. “California Gurls”, “Teenage Dream”, “Firework”, “E.T” e “Last Friday Night” alcançaram a primeira posição da principal parada de singles dos Estados Unidos, o Hot 100. Com isso, Katy Perry foi a primeira artista desde Michael Jackson a ter a mesma quantidade de singles do mesmo álbum em primeira posição na parada.
Este novo feito fez Katy ser a primeira artista feminina e única artista viva, a obter o ‘Spotilight Awards’, prêmio que privilegia o artista que alcançou cinco músicas de um mesmo álbum em primeiro lugar no Hot 100. Apenas Katy e Michael Jackson conseguiram isto e desde Perry, apenas Rihanna em 2010 e Taylor Swift, em 2014, se aproximaram do feito.
Clipes
As produções visuais da era foram uma das maiores marcas de Perry na música pop. De ‘Candyfórnia’ até o conto de fadas em ‘Wide Awake”, Katy elevou a uma potência extraordinária, de como se faz um videoclipe. Suas produções bombaram tanto na época, que o smash hit “Firework” ganhou a categoria de Vídeo do Ano no Video Music Awards, em 2011.
A grande maioria dos clipes de Katy na era “Teenage Dream”, ultrapassam a marca de mais de 500 milhões de acessos. O clipe de “Firework” e “Last Friday Night” são os únicos a passar da marca de 1 bilhão de reproduções e há mais dois clipes do disco prestes a atingir o número bilionário.
Relançamento
No dia 23 de março de 2012, Katy Perry lançou “Teenage Dream: The Complete Confection”, uma reedição do álbum de 2010. Este contendo versão acústica de “The One That Got Away”, três músicas inéditas, duas parcerias com Kanye West e Missy Elliot e seis remisturas adicionais.
O relançamento de “Teenage Dream” contou com dois singles: “Part Of Me” e “Wide Awake”, sendo este último a alcançar a vice-liderança da parada de singles norte-americana. Atualmente, “Teenage Dream: The Complete Confection” figura na 68ª posição de álbuns mais reproduzidos no Spotify semanalmente, totalizando 97 semanas na parada da plataforma.
Para comemorar os doze anos deste hinário, que tal dar um play e curtir essa bíblia do pop?