Estamos a cinco meses da premiação mais prestigiada do meio cinematográfico: O Oscar. Desde então, os principais festivais de cinema como Cannes e Veneza, por exemplo, deram uma grande movimentação e despertaram os interesses dos cinéfilos – incluindo eu -, fazendo pensar nos nomes que podem fazer presença na temporada de premiações em 2023.
Uma das categorias que mais me desperta interesse é o de Melhor Atriz. Esta categoria tem grandes nomes, inclusive há um cravado para ganhar a estatueta dourada, mas é válido lembrar que surpresas podem vir durante a tal temporada de premiações.
Para dar um ‘esquenta’, listo aqui oito nomes de atrizes que podem ficar entre as cinco na categoria de Melhor Atriz no Oscar 2023. Tenho como critérios destaques em festivais, aclamações de críticos e possíveis interesses do público também. Segue abaixo:
Cate Blanchett por “Tár”
Começando nossa lista, trago a atriz Cate Blanchett que é uma das mais queridas da atual Hollywood. A australiana é uma das cotadas para a premiação ano que vem por seu papel no dramático “Tár”, onde interpreta a maestrina Lydia Tár. O filme foi um dos grandes destaques de Veneza e Cate levou a Coppa Volpi de atriz pela sua performance na trama. Sendo assim, Cate Blanchett é um nome forte e pode garantir sua oitava indicação ao Oscar.
Michelle Williams por “The Fabelmans“
Outro grande destaque é a atriz Michelle Williams, que vem sendo muito elogiada pela sua atuação em “The Fabelmans“, filme autobiográfico de Steven Spielberg. Williams interpreta a mãe do próprio diretor e até então pode ganhar indicação na categoria do Oscar (se não for na principal, pode ser na de coadjuvante). O filme ganhou prêmio principal no Festival de Toronto, juntando isso com a boa receptividade da atuação de Williams, pode ter possibilidade da atriz ganhar a quinta indicação ao prêmio.
Viola Davis por “The Woman King“
Atualmente, a atriz Viola Davis está em cartaz com o filme “The Woman King” (ou “A Mulher Rei”, no Brasil). A atuação de Viola na trama está sendo muito aclamada tanto pela crítica especializada quanto pelo público em geral. Sendo uma das atrizes negras mais influentes de Hollywood e com uma entrega bem excepcional na trama, é impossível ver Viola de fora da corrida no próximo Oscar.
Michelle Yeoh por “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo“
Assim como muitas premiações, o Oscar busca por representatividade entre os indicados. Por isso, incluo aqui a atriz Michelle Yeoh que atuou brilhantemente em “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo“. A malaia ganhou elogios de todos os lados pela performance na produção dirigida pelos Daniels e sua indicação na categoria seria merecida.
Carey Mulligan por “She Said“
Com apenas duas indicações na premiação, a atriz Carey Mulligan pode ter a terceira por seu papel em “She Said”, filme que aborda o escândalo sexual em Hollywood e nascimento do movimento #MeToo. Apesar da produção ser muito rasa, a atuação de Mulligan é a salvação de tudo. Posso estar errado, mas pressinto que Carey pode ganhar um pouco de destaque por este papel futuramente e isso vai poder ajudá-la na corrida do Oscar.
Ana de Armas por “Blonde“
O Oscar ama um filme que seja biográfico, principalmente daqueles que são de grandes estrelas de Hollywood. Por esse fato e também pelo hype (devo destacar isto também), a atriz Ana de Armas pode garantir indicação ao Oscar por seu papel em “Blonde“. O filme não está rendendo boas críticas, porém a atuação de Ana é vista positivamente. Outro fato também é que a atriz nunca foi indicada ao Oscar, então seria uma ótima oportunidade.
Margot Robbie por “Amsterdam” ou “Babylon“
Esse aqui me faz perguntar se pode ou não vir aí. Margot Robbie irá estrelar dois filmes em um espaço de três meses e tem chance dupla de concorrer ao Oscar. Isso porque os dois filmes possuem um enredo digamos que bom e uma estética agradável aos membros da academia, por assim dizer. Margot é extremamente talentosa no que faz e mostra, com todo gosto, que merece uma terceira indicação no maior prêmio do cinema. Pode até não ganhar, mas uma indicação é ouro. Aposto em nomeação por “Amsterdam” mas “Babylon” não fica para trás.
Emma Thompson por “Boa Sorte, Leo Grande“
E fechando a lista, trago a britânica Emma Thompson que brilhou em “Boa Sorte, Leo Grande“. Thompson foi indicada quatro vezes ao Oscar, sendo a última em 1996. O recente filme protagonizado pela atriz rendeu críticas positivas pela mídia especializada e pelo público em geral, como a maioria das edições incluem uma britânica na categoria (eu sei que temos a Carey Mulligan aqui), ter a Emma Thompson concorrendo ao Oscar de melhor atriz seria espetacular.
Resta apenas aguardar e ver se cinco das citadas acima estarão na corrida do prêmio. O Oscar 2023 está marcado para acontecer em 12 de março, no Teatro Dolby, em Los Angeles.