Nubank publica nota após ser alvo de correntes sobre suposta falência

Nubanck publica nota desmentindo falência.
Foto: Divulgação/Nubank

O Nubank publicou uma nota aos seus investidores e acionistas no último sábado (11) após ser alvo de correntes publicadas em aplicativos de mensagens sobre uma possível falência. As mensagens encaminhadas massivamente afirmam que os usuários da fintech deveriam sacar todo o seu dinheiro, uma vez que a empresa teria ligações com o banco estrangeiro Silicon Valley, que faliu e fechou as portas na semana passada.

Na nota publicada pelo Nubank, a empresa afirma quem vem a público “esclarecer informações equivocadas circulando em redes sociais e grupos WhatsApp” e complementa: “A Nu Holdings Ltd. (“Nu Holdings”, “Nu” ou “Companhia”) comunica aos seus acionistas e ao mercado que nem a Companhia nem nenhuma de suas subsidiárias têm qualquer exposição ao Silicon Valley Bank.”

O que aconteceu com o Silicon Valley Bank?

O Silicon Valley Bank é quinto maior banco americano e com grandes empresas de tecnologia e saúde em sua vasta lista de clientes. A empresa financeira faliu após uma tentativa de venda de ações não sucedida que resultou em grandes saques por partes de seus clientes por insistência de empresas que monitoram riscos de capital. O efeito cascata aumentou o prejuízo do banco, que viu suas taxas dispararem.

Por sua vez, diante à crise, o Departamento de Proteção Financeira e Inovação da Califórnia assumiu o banco e nomeou o Fundo Garantidor de Crédito local (FDIC) como novo administrador. Isso significa que os depósitos inferiores à 250 mil dólares serão assegurados, enquanto isso, os clientes, constituídos majoritariamente por empresas de médio e grande porte, a qual possuem valor superior tiveram seus acessos bloqueados e terão que aguardar novas informações.

O que aconteceu com as empresas clientes do Silicon Valley Bank?

Agora, o mercado econômico aguarda o início da semana para averiguar qual será o impacto diante da restrição, que em suma, deve dificultar o pagamento de salários e iniciar uma nova onda de layoffs (demissões) nos setores clientes do banco, principalmente de tecnologia.

“Não conseguíamos fazer login em nossas contas, não conseguíamos entrar em contato com ninguém, a linha de apoio tocou com uma mensagem de “desconectado” ou simplesmente desligou… nenhum de nossos representantes de conta respondia a chamadas ou e-mails.” relatou uma empresária à CNN Internacional.

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