Novamente, o grupo sul coreano Stray Kids provou como são donos de um gênero totalmente único e também o seu poder de se reinventar com suas músicas, deixando os fãs sem saber o que esperar, como aconteceu com o lançamento do “5-Stars”, seu terceiro álbum de estúdio.
Lançado em 02 de junho, o projeto possui 12 músicas e até uma colaboração com Tiger JK, produtor e rapper altamente experiente na Coreia do Sul. No álbum, é possível notar a facilidade que o grupo possui em se renovar e mesmo assim não perder a sua essência musical, como as batidas fortes e a presença constante de rap.
Assim que o álbum foi lançado, já foi divulgado também o primeiro clipe dessa nova era com a canção ‘S-Class’, que foi a escolhida pelo grupo para iniciar esse novo capítulo. Assim como as outras do álbum, ela foi escrita e produzida pela 3RACHA, unit do grupo composta de Bangchan, Han e Changbin, que tomam conta das produções e do rap do grupo, e traz reflexões sobre o brilho das estrelas e comparando com o brilho dos membros, que buscam cada vez mais crescer e serem vistos, brilhando.
As próximas músicas são um prato cheio para animação e letras profundas, seguidas por batidas fortes e que te prendem na música até o fim. ‘Hall of Fame’, a primeira música do álbum, fala sobre a vontade que o grupo possui de estar entre os maiores, de estar na calçada da fama, citando a ascensão deles; em ‘Item’, o grupo traz referências a jogos de infância, com uma batida nostálgica e até mesmo citam Pac-man na linha “Eu comi eles, Pac-man, eu comi todos eles”, dando a entender que a vida deles é um constante jogo de sobrevivência e que eles não irão perder.
Em uma entrevista recente, Bang Chan, o líder do grupo, citou que ‘Super Bowl’ era para ser lançada em 2020, no lugar de ‘God’s Menu’, uma das canções mais bem sucedidas do grupo, o que aumentou ainda mais a expectativa para ouvir essa música e realmente, ela realmente teria todo o potencial do mundo para ser uma title e receber todo o carinho do público, mas também é notável que ‘God’s Menu’ trouxe ótimos resultados para o grupo em si, então a expectativa é que ‘Super Bowl’ dê, mesmo agora, resultados tão bons quanto.
Outra canção que possui um lindo significado é ‘FNF’, escrita por Felix e Bang Chan, os dois australianos do grupo, e que falam sobre como o país foi ameaçado após a sequência de incêndios que aconteceram em 2022, afetando cerca de 3 bilhões de animais. Na letra, eles dizem que querem a fauna e a flora de volta, mesmo que eles se tornem pó, mostrando a importância que essa situação teve na vida deles e de seus familiares, que ainda moram na Austrália e viram de perto os estragos das queimadas.
Chegando próximo da parte final do álbum, o Stray Kids não podia deixar de presentear seus fãs que não deixaram de os apoiar durante todo o processo, então nasceu ‘Youtiful’, que é vista como um acalento e uma mãozinha amiga do grupo para as STAYs (como a base de fãs é chamada). Na letra, é dito para que os fãs não duvidem de si mesmos, porque eles são perfeitos.
Don’t ever doubt yourself
Youtiful – Stray Kids
I know that feeling too
I’ve been inside the dark
I’ve never been so empty, hopeless
But no, it isn’t true
‘Cause know that all the stars are by your side
É visível ver a evolução do grupo e o quanto eles se dedicaram desde 2019, quando eles foram lançados, para entregar sempre o melhor trabalho. E sem dúvidas, esse álbum é digno de cinco estrelas, por toda a identidade que eles criaram, pela vontade deles de estarem sempre crescendo pois há confiança e autoconhecimento o suficiente para que eles saibam que é possível.
O grupo caminha sim para marcar um novo capítulo no k-pop e para serem lembrados como um dos grandes, pois o mundo inteiro merece ouvir ao menos uma vez o 5-Stars e tudo o que ele têm a nos dizer. Esperamos que esse seja apenas mais a primeira linha do que o Stray Kids ainda tem a nos dizer e que com essa era venham muitos prêmios e recordes, para que eles sejam recompensados por essa obra de arte que foi tão trabalhada para chegar ao mundo.