O sindicado que representa os atores de Hollywood anunciou na última quinta-feira (13) uma paralisação de suas funções. A categoria se une aos roteiristas, que iniciaram sua greve ainda em maio, em reinvindicações por melhores condições de trabalho.
O movimento dos atores é um acordo entre o Sindicato dos Atores dos Estados Unidos (SAG, no inglês) e alguns de seus 160 mil afiliados. Já os roteiristas são representados pela Writers Guild of America (WGA) que possui mais de 11,5 mil profissionais aliados.
As reivindicações dos atores e roteiristas incluem: salários que acompanhem a inflação, ajustes dos salários por obras reexibidas no streaming ou na tv, compensação remunerativa caso seus trabalhos sejam usados para treinar inteligências artificiais. Contudo, os roteiristas também desejam regulamentação pelo uso de suas obras por redes neurais.
Tentativa de negociação
Anteriormente, o sindicato que representa a categoria de atores (SAG) tentou fazer negociações com empresários. Na ocasião, o presidente da entidade, Fran Drescher, e o líder das negociações, afirmou que não acreditava na possibilidade de uma negociação.
Ainda em junho, o sindicato votou que se as negociações não chegassem a um final formidável haveria uma greve dos atores. Desta forma, se criou uma lista de proibições a quem estivesse interessado por se unir as manifestações.
O sindicato dos roteiristas tentou nos últimos meses negociar melhorias para a classe com a Aliança de Produtores de Cinema e Televisão (AMPTP, sigla em inglês). A entidade representa diversos estúdios famosos, incluindo Walt Disney e Twenty-First Century Fox Inc. Por fim, não houve acordo.
Leia mais: Greve de roteiristas nos Estados Unidos faz talk-shows e Saturday Night Live serem suspensos
O que os atores não podem fazer durante a greve?
De acordo com instruções do sindicato, os atores que participarem da paralisação não podem praticar: atuação, canto, dança, acrobacias, pilotar aeronaves na câmera, marionetes e trabalhos de capturas de movimento.
Além disso, os autores também não podem: dar entrevistas, narrar, coordenar dublês, provas ou testes de maquiagens, participar de convenções, programas de premiação, participar de podcasts ou negociar/consentir acordos de serviços para o futuro.
Os roteiristas não podem participar do desenvolvimento produções, sejam eles: programas de tv, séries, documentários e etc. Contudo, as emissoras optaram por reprises de sua programação.
Leia mais: 3ª temporada de “Euphoria” deve ser lançada apenas em 2025