Eliminação do Brasil na Copa do Mundo afeta ibope da TV aberta; entenda

Imagem: Gustavo Azeredo

A seleção brasileira foi eliminada pela Croácia na última sexta-feira (09) na fase dos pênaltis. Aparentemente, tal resultado irá gerar impactos na TV aberta para as próximas semanas. Mas isso tem um motivo.

O ibope da TV aberta explode nos dias de Copa do Mundo, principalmente da emissora que transmite o campeonato – SporTV e TV Globo. Para viés de comparação, Brasil x Suiça alcançaram 47 pontos de ibope numa tarde de segunda-feira, com picos de 50 pontos – que só é alcançado em confrontos da seleção brasileira.

Imagem: Marcos Rosa | Globo

O Jornal Hoje, apresentado por César Tralli, no dia desse confronto, alcançou 28 pontos – para viés de comparação, é o maior ibope do jornalístico desde 2006.

Pela Copa estar acontecendo num período diferente das demais edições, em dezembro, ajuda a turbinar o ibope das emissoras numa época em que se tem pouca audiência. Dezembro, com as festas de fim de ano, tradicionalmente tem poucos espectadores na frente da televisão.

Com a competição, o ibope dispara como um todo pelo interesse popular – em programas esportivos e jornalísticos principalmente. E isso ajuda a evitar o desastre da audiência, sobretudo a média mensal de ibope, que ajuda nas vendas comerciais. Porém, conforme pode ser observado, isso não está acontecendo.

A novela das 21h, que não tem ido bem de audiência, registrou menos de 20 pontos hoje, além das outras audiências que já voltaram a se normalizar. Apesar da bom resultado das partidas de hoje, parece que as pessoas só tem se concentrado para ver futebol, tão atípico de acontecer durante o fim de ano.

Esse, inclusive, é um dos motivos das férias dos apresentadores de televisão acontecerem neste período de dezembro e janeiro: o baixo ibope por conta do período majoritário de férias e de festas. Porém, esse é o impacto imediato da eliminação do Brasil. Agora é aguardar se isso acontecerá nas cenas dos próximos capítulos.

Total
0
Shares
Postagens relacionadas